Neste novo livro de Renato Ortiz as coordenadas de tempo e espaço se encontram para fornecer um retrato singular do Japão. A história dessa grande nação é o permanente pano de fundo. Como nos precedentes trabalhos desse autor, a copiosa informação que nutre o relato é fundada em uma pesquisa séria e bem orientada. É essa combinação que presidiu à formulação das idéias e ao processo de redação.
Os temas dominantes são o isolamento do país durante séculos, graças à sua feição insular, a questão da tradição examinada sob a ótica das relações de trabalho e da organização familiar e social e o debate sobre a identidade nacional fortemente preservada no processo de conciliação do país com uma vida internacional cada vez mais ativa e envolvente.
Trata-se de uma obra de saber e de sabedoria, que conseguiu aliar uma vasta erudição em temas orientais a uma linguagem simples e acessível, permitindo um tratamento original a
questões intricadas como, por exemplo, a definição da chamada mentalidade japonesa e a constituição de um universo de modernidade que não exclui a herança tradicional.
Renato Ortiz aproveita a ocasião para retomar alguns debates mais gerais de sua predileção, como o papel da cultura no processo de mundialização, a polêmica sobre a chamada desterritorialização ou as limitações das visões estrangeiras quando a tarefa é fazer um retrato do outro. Recusando-se ao incômodo papel de japonólogo latino-americano, o autor nos oferece uma visão crítica de como o mundo em transformação se materializa em um dado país.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : BRASILIENSE EDITORA
Autor : Não Informado
Título do livro : O Proximo E O Distante
Data de publicação : 01-12-2000
Gênero do livro : Ciências Humanas e Sociais
Peso : 350 g
Quantidade de páginas : 206
Ano de publicação : 2000
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm