O romance memorialístico da autora de Cartas a uma negra é uma obra antirracista e feminista. "Entre a bem-aventurada ignorância dos primeiros anos e o momento em que cada pessoa toma consciência de si, há um tempo em que o diminuto ser se volta para a vida como planta ávida pela primavera. Um tempo mais ou menos ensolarado ou povoado de maravilhoso. O erro é imaginar que as crianças são incapazes de ter sentimentos tumultuosos e dizer, a propósito de tudo e nada, que elas não entendem." Assim se inicia O tempo da infância, romance de formação sob o olhar de uma criança, que traça a imagem de uma vida camponesa e modesta em Morne-Rouge, na Martinica dos anos 1920. Graças à escrita cheia de vivacidade de Françoise Ega, a quem os leitores brasileiros conhecem por Cartas a uma negra — um arrebatador diálogo imaginário com a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus —, mergulhamos na trajetória dessa garota humilde e negra que reconta sua vida numa comunidade rural antilhana nas primeiras décadas do século XX. Junto com sua descoberta do mundo físico, palpável, descortina-se também a dolorosa consciência do que é viver sob o jugo de uma metrópole (a França) sendo mulher, pobre, negra e descendente de escravizados. Em Françoise Ega, a escrita é a ferramenta adequada para alcançar a emancipação e, sobretudo, um universalismo efetivo — na melhor tradição dos feminismos negros.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : TODAVIA EDITORA
Autor : EGA, FRANCOISE
Título do livro : O Tempo da Infância
Data de publicação : 08-08-2025
Gênero do livro : Ficção
Peso : 260 g
Quantidade de páginas : 192
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm
A Impulso Geek é uma loja especializada em histórias em quadrinhos e mangás. Aqui você encontra uma variedade de produtos e presentes que decoram não apenas a sua estante, mas também identificam toda a sua casa e estilo de vida. Somos apaixonados por esse universo e oferecemos um espaço amplo e democrático onde a sua experiência de compra seja tão empolgante quanto as histórias da cultura pop que tanto nos identificamos. Somos todos nerds!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade