Psicologia Cultural da Mídia

Código: 9788577190287 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
“As representações difundidas pela mídia são um reflexo da realidade ou contribuem para construí-la?” Chega ao Brasil, numa coedição do selo A Girafa e Edições SESC SP, o livro "PSICOLOGIA CULTURAL DA MÍDIA", do italiano Giuseppe Mininni, professor de Psicologia da Comunicação e de Psicologia da Cultura da Universitá Degli Studi de Bari, Itália. O ensaio, no qual o autor questiona o reflexo da mídia em nosso comportamento, examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. Mininni recorre à perspectiva da Psicologia Social, de orientação cognitiva, para produzir uma investigação psicológica das relações que acontecem nas influências e interações entre a mídia e o seu público, usuário ou receptor. “Os ‘usos’ que as pessoas fazem da mídia são guiados pelas ‘gratificações’ esperadas, isto é, pelo fato de ela ser considerada capaz de satisfazer às necessidades essenciais para o bem-estar individual e social. De fato, neste texto se mostrará como uma versão mais refinada dos ‘Usos e Gratificações’ seja possível de ser formulada em termos de ‘Significados e Motivações’, com o objetivo de apanhar a ligação entre disposições psicológicas, fatores sociais e contextos situacionais, segundo a qual as pessoas recorrem à mídia para corroborar suas identidades pessoal e social”, avalia o autor. O livro examina as questões principais da comunicação de massa a partir de um ponto de vista psicológico. No primeiro capítulo, circunscreve-se a esfera da intervenção psicológica, fazendo referência a um modelo capaz de explicar de que modo os meios de comunicação de massa intervêm em muitos dos processos que permitem a construção do Si pessoal, gerindo os significados atribuídos às interações sociais possíveis no âmbito de uma cultura compartilhada. Esses processos estão esquematizados no “paradigma dos dois is e dois ds” (“Influenciar / Informar / Divertir / Dominar a Internet”), cujas problemáticas são tratadas, respectivamente, no segundo, no terceiro, no quarto e no quinto capítulos.

Informações sobre o Livro

Idioma : Português
Editora do livro : GIRAFA
Autor : MININNI, GIUSEPPE
Título do livro : Psicologia Cultural da Mídia
Data de publicação : 02-02-2008
Gênero do livro : Psicologia
Peso : 380 g
Quantidade de páginas : 232
Ano de publicação : 2008
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Impulso Geek é uma loja especializada em histórias em quadrinhos e mangás. Aqui você encontra uma variedade de produtos e presentes que decoram não apenas a sua estante, mas também identificam toda a sua casa e estilo de vida. Somos apaixonados por esse universo e oferecemos um espaço amplo e democrático onde a sua experiência de compra seja tão empolgante quanto as histórias da cultura pop que tanto nos identificamos. Somos todos nerds!

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

IMPULSO GEEK - CNPJ: 62.275.924/0001-58 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade